Por: João Alves
Com a criação de novas tecnologias como câmeras de segurança, cercas elétricas, motores de portões automáticos. Tais tecnologias ajudaram o homem a cuidar da segurança de seu lar, sem a utilização de armas letais. Muitas dessas tecnologias utilizam a Rede Mundial de Computadores (Internet) para que o monitoramento seja garantido 24 horas por dia.
A gestão de recursos habitacionais que não só cuidam da segurança do imóvel, trouxe um novo termo no mundo da tecnologia moderno, domótica, palavra que veio da mistura das palavras "Domus", que significa casa, e a palavra "Robótica", que está relacionada ao ato de tornar automático. Vários dispositivos da domótica podem ser considerados "internet das coisas". O conforto que esse novo ramo da tecnologia trouxe para as pessoas é incrível.
Um dos principais entraves para que a domótica seja bastante utilizada são os altos preços dos dispositivos entre eles estão: geladeiras inteligentes, fogões inteligentes, janelas automáticas, entre outras tecnologias. Alguns equipamentos podem exigir conexão à internet o que pode dificultar a instalação em lugares remotos ou sem conexão. O manuseio dos equipamentos têm que possuir facilidade e também suporte técnico habilitado para resolução de problemas. Esse novo conceito de "casa inteligente" será benéfico para o consumidor?
Fonte da imagem: ocurioso.biz
O uso de computadores em tarefas que antes eram feitas por humanos, podem causar desconfortos em muitas pessoas, mas mesmo assim é essencial que um rigoroso padrão de qualidade seja seguido na idealização de novas tecnologias.
ResponderExcluirA domótica pode assustar no início com seu alto custo, mas acredito que vai contribuir bastante para nossas vidas. Imagine você poder controlar sua casa de onde estiver, poder acender ou apagar uma lâmpada ou até mesmo cortar o fluxo de vazamento de gás .
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito interessante. Com o tempo as coisas ficarão cada vez mais automatizadas. Imagina como seria se a casa acompanhasse o trajeto do morador por meio de GPS e quando percebesse que o mesmo se aproxima, fizesse procedimentos de identificação de riscos e, caso percebesse movimentação estranha, o mesmo fosse notificado em seu smartphone sobre possível assalto. Imagina como seria se a própria casa notasse a ausência do morador e notificasse automaticamente a policia sobre possível desaparecimento. Existem inúmeras aplicações pra essa tecnologia.
ResponderExcluirO conceito de casa inteligente é muito benéfico. Pena que ainda custa muito caro e que a internet no Brasil seja tão precária, talvez incapaz de comportar tais tecnologias se todos passarem a utilizar.
ResponderExcluirimagine quão caro seria ter uma casa inteligente no Brasil, embora o nosso pais ainda não tenha um bom suporte para este conceito(um grande exemplo é a nossa internet), entretanto seria maravilho ter toda essa tecnologia e comodidade disponível dentro de uma casa. Enfim quem sabe no futuro as casas inteligentes sejam mais populares, assim espero porque gostei muito desse conceito.
ResponderExcluir