Por: João Alves e Gilmara Alves
O post de ontem foi sobre o monitoramento urbano em Aracaju, mas qual o conceito tecnológico utilizado nesse tipo de projeto urbano? O seu nome é Intelligent transportation system (ITS) ou em português: Sistema inteligente de transporte.
O sistema de transporte inteligente é bastante utilizado para manutenção da segurança pública, pode ser usado por órgãos públicos e privados. A inteligência aplicada é utilizada, pois é essencial para que os equipamentos de ponta como câmeras, radares e outros tipos de dispositivos eletrônicos sejam utilizados e que garantam o seu funcionamento total.
Esse tipo de monitoramento urbano é utilizado no Brasil. E faz de projetos locais de cidades inteligentes. Alguns condomínios, avenidas e ruas de Brasília utilizam o conceito ITS. Alguns condomínios feitos na planta já trazem monitoramento moderno. Outras avenidas e ruas já prontas foram equipadas para que a comunidade fosse beneficiada desse tipo de tecnologia.
Com a implantação de serviços de cidades inteligentes em cidades de grande ou pequeno porte, é possível que tenha pontos positivos ou negativos. Alguns pontos positivos são a prevenção de crimes, solução de crimes. Alguns pontos negativos são: A falta de privacidade dos usuários por terem situações constrangedores registradas por esse tipo de monitoramento e também o vazamentos de imagens.
Lombada eletrônia, em Brasília. É um exemplo de ITS.
Leitor de RFID E-ZPass anexado ao polo e a antena (à direita) usado no monitoramento de tráfego na cidade de Nova York, usando o método de re-identificação do veículo.
Antena de comunicação wireless de monitoramento de tráfego.
Na tela é exibida a rede de estradas húngara e seus pontos de dados.
Nenhum comentário:
Write comentários