sábado, 3 de setembro de 2016

Segurança pública

Por: João Alves e Gilmara Alves

Como os temas discutidos no blog (Iot, computação ubíqua, domótica, cidades inteligentes) têm ajudado órgãos responsáveis pela segurança pública?

A criminalidade no Brasil é um dos principais problemas sociais, devido a falta de ação do Estado em oferecer educação e saúde e de qualidade a jovens brasileiros e, também devido a falta de família. Muitos jovens acabam entrando na criminalidade para adquirir produtos (smartphones, notebooks, roupas, alimentação) ou também para adquirir serviços (saúde, educação).

Um dos principais debates em campanhas eleitorais, palestras, congressos, redes sociais, blogs, conversar informais com certeza é a segurança pública. Em pleno 2016, a sociedade cobra bastante segurança pública de qualidade, mas como a tecnologia pode ajudar a segurança pública?

O monitoramento urbano em cidades pequenas ou grandes pode ser um aliado muito bom para o combate da criminalidade no Brasil. Até uma câmera IP conectada na internet ajuda bastante a polícia em solução de crimes, chega até ser assustador, mas um smartphone pode ajudar na segurança pública, já vimos casos em que vídeos foram gravados no momento do delito e ajudou na solução do crime.

A ideia de uma segurança pública moderna e que seja condizente com a realidade do Século XXI é a utilização conceito da tecnologia e também o menor uso de armas-letais, pois só assim será possível pacificar e destruir os problemas relacionados a segurança pública na sociedade brasileira.




Um comentário:
Write comentários
  1. Acho que o maior exemplo da utilização de tecnologias em monitoramento no Brasil é o Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR). O COR dispõe de câmeras em várias áreas do Rio, o que os permite agir rapidamente quando ocorre alguma anormalidade. Seus boletins podem ser acessados no site da prefeitura do Rio: http://prefeitura.rio/web/boletimcorio

    ResponderExcluir