quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Segue os slides do seminário sobre Internet das Coisas, Domótica e Ubiquidade. Apresentado no dia 13 de setembro de 2016 às 17h.
 

Slide do seminário.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Os projetos das residências convencionais, segundo Dias e Pizzolato (2004) não satisfazem por completo aos anseios dos moradores, o que se constitui num contra censo, pois habitação, por atender às necessidades básicas do ser humano como as de proteção, segurança e bem estar, é considerada como um dos bens de consumo de maior importância para a maioria das famílias. A moradia, o abrigo, o lar, deve ser prazeroso, eficiente, dignificante e, por ser um bem de grande vida útil, deve ser flexível às transformações sociais e tecnológicas. Dias (2004), acrescenta que a Domótica, por meio do seu conjunto de multidisciplinar de aplicações, bem integrada às residências, é capaz de aumentar a qualidade de vida nelas habitada. De acordo com Dias e Pizzolato (2004).

O Arduíno conseguiu seu auge no meio acadêmico e comercial devido o seu baixo preço, simplicidade e  portabilidade. Em alguns casos a automação de residências utiliza equipamentos com preços faraônicos e que torna inviável a sua aplicação. As vezes tais preços são elevados devido a importação de dispositivos que dependem bastante da cotação do dólar entre outros vários fatores econômicos.

O Arduíno é uma das soluções para tentar resolver as dificuldades tecnológicas na domótica. A sua implementação é simples e barata. Alguns tipos de Arduino como o Uno R3, são encontrados na internet por R$ 54,90. Além desse tipo de Arduino são encontrados diversos outros tipos, como sensores de presença, sensores infra-vermelhos, placas wireless, etc.

  

Arduino R3

No vídeo a seguir vemos como esse tipo de tecnologia pode ser implementada na automação de residências. O vídeo foi gravado pelo Professor Levi Mota, para 1º Jornada de Informática (Jorinfs), do Campus IFS - Itabaiana.




Viu? Como algo simples e portátil pode se tornar em uma ferramenta inovadora e que aumenta a qualidade de vida das pessoas. O controle de luminosidade pode se tornar viável e não depender da compra de dispositivos prontos e que possam deixar a automação de residências mais cara. 

Para que a domótica seja mais acessível e que a tecnologia cresça é necessária a participação de pesquisas na área e o entusiasmo de estudantes. O Arduino pode ser uma ferramenta boa e barata para que a domótica alcance o auge no Brasil.

Arduino e Domótica

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Segue um vídeo que fiz sobre Internet das Coisas, Ubiquidade e Domótica!


Internet das Coisas, Ubiquidade e Domótica

O que fazer para que as pessoas se sintam seguras ao utilizar os produtos de Internet das Coisas?

Um pouco de marketing? Uma aplicação de segurança que seja a melhor já feita? Perguntas surgiram, mas será mesmo que essa gama de produtos é uma forma segura de se lhe dar no dia-a-dia? Recentemente, saiu nos principais sites de tecnologia do mundo que o carro inteligente do Google, tinha se envolvido em um acidente! Mas como assim? Um carro que segundo o Google. Traz conforto, segurança e praticidade ao usuário se envolve em um acidente? Apesar do carro ainda estar em fase de testes, notícias como essa podem trazer insegurança ao usuário, tanto seja moral ou física. Qual a sua opinião sobre o referido tema?



Espero seus comentários no final desse post! 

O que fazer?

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

E aí, galera? Tudo bem? Você já deu uma conferida na nossa página de humor? Se a resposta for não. Segue o link abaixo para você poder rir dos memes sobre Internet das Coisas, Ubiquidade e Domótica.


NOSSA PÁGINA DE HUMOR!

sábado, 3 de setembro de 2016

Por: João Alves e Gilmara Alves

Como os temas discutidos no blog (Iot, computação ubíqua, domótica, cidades inteligentes) têm ajudado órgãos responsáveis pela segurança pública?

A criminalidade no Brasil é um dos principais problemas sociais, devido a falta de ação do Estado em oferecer educação e saúde e de qualidade a jovens brasileiros e, também devido a falta de família. Muitos jovens acabam entrando na criminalidade para adquirir produtos (smartphones, notebooks, roupas, alimentação) ou também para adquirir serviços (saúde, educação).

Segurança pública

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Por: João Alves e Gilmara Alves

O post de ontem foi sobre o monitoramento urbano em Aracaju, mas qual o conceito tecnológico utilizado nesse tipo de projeto urbano? O seu nome é Intelligent transportation system (ITS) ou em português: Sistema inteligente de transporte.

Sistema inteligente de transporte.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

O sistema de monitoramento atua como forma de auxiliar a segurança pública nas grandes e pequenas cidades. Com o sistema de monitoramento de câmeras é possível prevenir que crimes aconteçam como também a solução de atos infracionais cometidos pelos cidadãos.

Monitoramento urbano

quinta-feira, 25 de agosto de 2016


Segundo a 4G Americas, a banda larga móvel oferece ubiquidade, cobertura e evolução do ecossistema da IoT

  A 4G Americas acredita que as redes de banda larga móvel serão um elemento importante para o avanço da Internet das Coisas. Na visão da entidade, a existência concomitante das redes celulares é uma característica que pode impulsionar o ecossistema de IoT.


Redes móveis podem alavancar o conceito de Internet das Coisas

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

por Anton Gora | 05.04.16 | em Inovação e tendências


Foto: Cianet

O PRESENTE DA IOT

Já não interagimos mais com o mundo físico do mesmo modo que fazíamos antigamente. Falamos com nossas televisões e elas, inclusive, nos escutam, por meio de sensores e chips que processam voz, na nuvem. Nós dirigimos e sensores enviam dados de nossos celulares a um software que faz um panorama do tráfego. Dispositivos de saúde enviam dados a nossos médicos. O digital está se tornando físico, e o futuro da Internet das Coisas cada vez mais aponta para essa mudança.

terça-feira, 9 de agosto de 2016




A Internet das coisas – entenda como a conexão virtual entre produtos pode impactar o setor de saúde iot. A saúde é um dos setores de serviços mais abertos às novas soluções tecnológicas, capazes de automatizar e informatizar processos, em busca de mais eficiência e eficácia para negócios e mais acessibilidade para as pessoas. Tanto que o conceito de m - Health, o uso da internet e da tecnologia da informação ( TI ) em toda a cadeia de atendimento à saúde, está cada vez mais difundido. No Brasil, a tendência é lançada em junho de 2015 pela Associação Nacional de Hospitais Privados ( Anahp ) com a publicação do documento “ Diretrizes de TI para Hospitais Privados – em busca do Hospital Digital ”.

Internet das Coisas na Saúde

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O nova sede ficará pronta no final do ano! O prédio foi  idelizado em 2006, por Steve Jobs e localiza-se  em Cupertino,  Califórnia. Algumas das tecnologias presentes nessa grande obra moderna é a presença de dispositivos ubíquos, ou seja, dispositivos que utilizam o conceito de Internet das Coisas (Internet of Things) que estão presentes em qualquer lugar.

Edifício inteligente da Apple!

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Em 2015 o Google anunciou em sua conferência anual o I/O, a sua nova aposta para gerenciar dispositivos de casas inteligentes. O seu nome é Brillo, a ideia inicial do Google é ter um SO que gerencie eletrodomésticos e outros itens de sua casa. Alguns exemplos são: refrigeradores, fogões, portas, janelas, portões. O Brillo basicamente vai trabalhar com camadas baixas de abstração o que permitirá gerenciamento total dos dispositivos.

Brillo: O SO para casas inteligentes do Google!

terça-feira, 19 de julho de 2016

Poucas ideias capturaram a imaginação dos urbanistas com força semelhante à da "cidade inteligente": a utopia de uma metrópole completamente conectada por redes e acionada por sensores, que eliminaria a fricção em nome da eficiência.

O termo "capturar" vem a propósito: a recente mania das "cidades inteligentes" vem em parte como resultado de esforços agressivos por companhias como a IBM, Cisco e Microsoft para vender suas soluções dispendiosas e toscas a prefeitos desprovidos de verbas mas famintos de inovação em todo o planeta.

E ainda que as primeiras cidades inteligentes –Masdar, na Arábia Saudita, e Songdo, na Coreia do Sul– pareçam mais aparentadas ao taylorismo do que ao urbanismo, o entusiasmo não se reduz. Cidade após cidade –de San José a Barcelona, do Rio de Janeiro a Milão, está embarcando nesse esforço por se tornar mais inteligente.

Cidades Inteligentes

domingo, 17 de julho de 2016



Barassal é diretor executivo da Smart Eco House do Brasil, responsável pelo projeto e que contou com a parceria de 55 empresas dos mais diversos segmentos para tirar a casa autônoma do papel. 
“Para sobrevivermos no futuro precisamos preservar os recursos naturais hoje e por isso criamos um modelo sustentável eficaz para reaplicação em outras residências, estabelecimentos comerciais, agências bancárias, condomínios, datacenters e até cidades inteligentes”, ressalta Barassal. 
casa também conta com um gerador eólico que abastece a maioria dos equipamentos eletrônicos utilizados na casa, incluindo o datacenter e garante ainda 8 horas ininterruptas de luz em caso de falta de energia.

Casa em São Paulo é modelo vivo da Smart Eco House do Brasil.

domingo, 10 de julho de 2016

Antigamente ficávamos empolgados com um Home Theater com as caixas de som wireless.
Você se perguntava como aquilo era possível ou quando você transferia um arquivo de seu celular via Bluetooth, aquilo já parecia incrível. Hoje em dia já nem usamos mais o Bluetooth, a tecnologia simplesmente vai invadindo e acaba virando algo comum com o tempo.

Internet das Coisas e Ubiquidade

Estamos atualmente vivendo o nascimento de uma nova fase na Internet, a Internet das coisas. Nessa fase, a rede passa a interligar vários tipos de objetos e dispositivos inteligentes, que vão interagir entre si e conosco, tornando nosso dia a dia mais fácil. A Internet e os computadores estão desaparecendo. Estão cada vez mais tão presentes em tudo, que nem reparamos mais neles.
Simplesmente esperamos que estejam lá, e os utilizamos sem muito esforço.



                                                    Fonte: http://www.nic.br/

A Internet das coisas.

sábado, 9 de julho de 2016

Por: João Alves

Com a criação de novas tecnologias como câmeras de segurança, cercas elétricas, motores de portões automáticos. Tais tecnologias ajudaram o homem a cuidar da segurança de seu lar, sem a utilização de armas letais. Muitas dessas tecnologias utilizam a Rede Mundial de Computadores (Internet) para que o monitoramento seja garantido 24 horas por dia.

A gestão de recursos habitacionais que não só cuidam da segurança do imóvel, trouxe um novo termo no mundo da tecnologia moderno, domótica, palavra que veio da mistura das palavras "Domus", que significa casa, e a palavra "Robótica", que está relacionada ao ato de tornar automático. Vários dispositivos da domótica podem ser considerados "internet das coisas". O conforto que esse novo ramo da tecnologia trouxe para as pessoas é incrível.

Casas inteligentes? Como assim?

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Por: João Alves

Nos anos 1970 celulares eram coisas de ficção científica, uma pessoa se conectar com a outra através de vídeochamada, ou também computadores pessoais eram vistos apenas para anos a frente do nosso futuro, mas hoje é possível encontrar dispositivos de diversas variedades conectados à internet.

Os objetivos desse blog é demonstrar como a rede mundial de computadores ajudou a humanidade a evoluir! Nele trataremos de temas como: Internet das Coisas e Ubiquidade, Domótica: Projeto de Casas, Escritórios e Edifícios Inteligentes, Serviços e Aplicações de Cidades Inteligentes.

Que blog é esse?